A equação do foguete: uma analogia com gestão de crises.
Nos minutos que antecedem o lançamento de um foguete rumo ao espaço nenhum astronauta...
VEJA MAIS
Categoria(s): Artigo, Comunicação, Reputação
20.jan.2026

Por Ricardo Voigt, CEO da V3COM e Coordenador no Comitê de Relacionamento com a Imprensa na ABERJE
2026 se desenha como um ano de oportunidades e riscos. A reputação, antes vista como tema de comunicação, consolida-se como ativo financeiro. A Aberje definiu “O Valor da Reputação” como tema do ano, e já pauta o assunto no âmbito de ativos intangíveis e o goodwill como fator de multiplicação do EBITDA, traduzindo confiança, credibilidade e a força invisível que sustenta o valor de uma marca.
Porém o ano será marcado por volatilidade:
É nesse contexto que inteligência artificial e comunicação ganham papel central. A IA já não é apenas eficiência: ela se torna radar reputacional, capaz de monitorar percepções em tempo real, antecipar crises e simular impactos de decisões. Comunicação, por sua vez, precisa estar no board. É ela que garante alinhamento entre propósito, cultura e prática, protegendo e impulsionando negócios em meio à incerteza.
E há um ponto decisivo, a cultura organizacional. A reputação não se sustenta apenas no que o CEO declara, mas no que cada colaborador pratica. Cultura é o elo invisível que conecta propósito à execução. Sem cultura, não há coerência; sem coerência, não há reputação.
2026 será um campo minado reputacional, mas também um ano de oportunidades para líderes que entendem que reputação é valuation, que comunicação é governança, que IA é inteligência estratégica e que cultura organizacional é o alicerce invisível que sustenta tudo isso. Executivos que governarem com reputação, comunicação, inteligência e cultura estarão mais preparados não apenas para resistir, mas para avançar.

Nos minutos que antecedem o lançamento de um foguete rumo ao espaço nenhum astronauta...
VEJA MAISPor Ari Lemos, COO na V3COM Em um ambiente de mídia cada vez mais...
VEJA MAISPor Ricardo Voigt, CEO da V3COM Warren Buffett, um dos maiores investidores da história,...
VEJA MAISVivemos em uma era de saturação midiática. Nunca antes houve tantos canais e plataformas...
VEJA MAISUtilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.